Financiamento para construção: não compre sua casa antes de ler isso!

O financiamento para construção é uma facilidade que pode garantir a aquisição de imóveis, como terrenos em loteamentos fechados, em áreas urbanas e rurais. Mas antes de fechar negócio, é preciso entender um pouco mais sobre essa modalidade de empréstimo imobiliário.

O que é preciso saber antes de fazer um financiamento para construção?

Essa é uma modalidade de crédito de longo prazo, portanto o ideal é que o valor acordado do empréstimo imobiliário não ultrapasse 30% da sua renda mensal. Além disso, você deve financiar o menor valor possível para reduzir os juros. 

Outro ponto importante é saber o que será financiado: somente o terreno, somente a construção ou ambos? Pesquise muito e tenha diversas propostas em mãos e considere as taxas, os prazos de pagamento e o valor total de sua operação. Dessa forma, você garante que a decisão tomada seja a mais adequada para a sua renda.

Leia também: Por que investir em imóveis? 

Ao optar por um loteamento fechado, você precisa saber que a Lei 9.785/99 define lote como um terreno que tem infraestrutura básica, como: escoamento de águas pluviais, iluminação pública, rede de esgoto, abastecimento de água potável e energia elétrica pública e particular, além de pavimentação em vias de acesso comuns.

Quais documentos são necessários para fechar o negócio?

Ao fazer um empréstimo imobiliário de um loteamento fechado, você precisa ter em mãos documentos importantes para que a compra do imóvel seja feita com sucesso. Cada banco, imobiliária ou instituição financeira pedirá uma documentação específica, mas basicamente será necessário informar seu estado civil e apresentar RG, CPF ou CNPJ, comprovante de renda, certidão atualizada do imóvel, além da documentação do vendedor, seja ele pessoa física ou jurídica.

Você pode gostar: Construção de casa: 10 passos para ter o lar ideal

Depois de enviar os documentos o negócio já está feito?

Após enviar seus documentos, o banco ou a instituição financeira fará uma análise de crédito para garantir que você tem condições de pagar pelo que está sendo solicitado. Durante esse processo alguns aspectos são levados em consideração, como a possibilidade do uso do FGTS para descontos, o tipo de crédito ideal para o seu perfil, além da consulta sobre dívidas em seu nome.

Chegou a hora de assinar o contrato!

Análise aprovada! Agora é só assinar o contrato, certo? Correto, mas não sem antes consultar um advogado para se certificar de que o contrato está dentro das leis, se o empreendimento foi registrado em cartório e se seus direitos e deveres estão devidamente descritos no documento

Como fazer isso sem complicações?

Pensando em facilitar a negociação e reduzir a burocracia do processo de compra de um lote residencial? Com a Toekan você faz o seu financiamento direto com a empreendedora, com uma pequena entrada, juros mais baixos e diversos planos de pagamento.

No site do empreendimento Flor D’Aldeia Mogi Mirim, nosso novo empreendimento fechado, você pode aproveitar essa modalidade de financiamento com juros baixos e sem burocracia. Para saber mais sobre esse e outros planos de pagamento, basta falar com o nosso corretor online, que está sempre pronto para tirar dúvidas e fechar negócio.

Esse conteúdo foi útil para a sua decisão? Então assine nossa newsletter para receber mais informações como essas. Saiba também como privilegiamos a sua família com amplas áreas verdes e nossos conceitos de sustentabilidade.