Síndico: Na hora da eleição é melhor um profissional ou um morador?

A administração do condomínio não é uma coisa muito fácil, exige muita atenção e responsabilidade, por esse motivo é de extrema importância fazer a escolha certa!

Mas, afinal, quais são as funções de um síndico? São muitas atribuições a ele conferidas, desde manter a ordem nas áreas comuns, administrar os funcionários, cobrar dos inadimplentes, manter os pagamentos em dia, controlar obras e serviços, entre outras.

Com tanto trabalho para o síndico, onde exige uma rotina diária de acompanhamento, surge uma grande dúvida: o que é melhor, um profissional ou um morador?

Essa questão varia muito entre os condomínios, pois temos Síndicos que são morados e são muito bem administrados, mas há aqueles que erram muito e atrapalham a gestão, necessitando desta forma a contratação de um profissional.

Existem vantagens e desvantagens em que o síndico é o morador. Ele conhece muito bem o condomínio por causa da vivencia no dia a dia, além de querer fazer melhorias, pois ele também se beneficiará, mas normalmente divide o cargo com outro emprego, sobrando menos tempo disponível. Outro porém, são o circulo de amizade com os vizinhos, muitas vezes ele precisa notificar essas pessoas, multar, e isso pode gerar conflitos, diferentemente do profissional.

Já o síndico profissional poderá se dedicar mais, por ter maior disponibilidade de tempo.

Em relação a custos, ambos precisam receber prolabore pelo trabalho executado. Muitas vezes o morador pode ficar isento de pagar as despesas do condomínio. O profissional pode responder como pessoa jurídica, emite nota de prestação de serviço, sem necessidade de INSS. É importante avaliar o que é mais rentável e barato.

Ambos precisam ter muito conhecimento para assumir o cargo, entender sobre as normas do condomínio, ter características de administrador, contador, arquitetura, entender de leis, e contratos.

Portanto, analisar todas essas características, comprometimento e responsabilidades e faça uma boa escolha!