Construção de casa: Dicas para ter o lar ideal

Construção de casa é um momento difícil? Fique atento a essas dicas para começar fazendo as melhores escolhas e ficar feliz com o resultado final. Acredite, muitas das decepções de fazer uma casa do zero podem ser reduzidas ou até mesmo resolvidas se você seguir estas dicas que preparamos: 

Construção de casa: sonho de muitos, realizado por poucos!

Parece filosófico pensar que a construção de uma casa é um sonho que muitos têm e que só alguns vão realizar, mas não é não! A verdade é que muita gente tem a oportunidade de tirar o projeto do papel, contudo, como na maioria dos casos, falta planejamento e as obras acabam não chegando ao fim. Por isso, vemos cada vez mais alicerces abandonados espalhados pela cidade. 

Construir uma casa não é a coisa mais barata que existe e, por isso, é importante ser bastante realista nas projeções, sempre contando com a visão de especialistas sobre quanto custará cada etapa do processo. Montar o planejamento apenas com aquilo que acreditamos ou nos baseando em valores encontrados na internet pode provocar muitas frustrações ao longo do caminho, e o sonho da casa própria pode terminar em muitas dívidas.

Por isso, a primeira premissa para colocar em prática as dicas que preparamos para você é: complemente sempre a sua pesquisa com a opinião de um arquiteto ou engenheiro. Nem sempre esse processo custa dinheiro, alguns especialistas podem tirar essas dúvidas apenas na “camaradagem”. Então, não deixe de ir atrás. 

Leia mais: Dicas para deixar sua casa mais aconchegante neste inverno!

1. Decida a planta pensando na sustentabilidade em casa

No final das contas todos queremos uma casa saudável, que ofereça sustentabilidade e que seja aconchegante. De acordo com especialistas, para você alcançar esses objetivos na construção é preciso que algumas questões sejam solucionadas já no desenho do projeto, como: luz, umidade e ventilação. 

Luz

Ao desenhar a planta do seu lar, procure sempre posicionar os cômodos na direção solar. Isso é tão importante porque você vai oferecer mais vida para a sua casa e vai obter mais sustentabilidade, visto que não precisará tanto de energia elétrica ao longo da manhã para manter os cômodos acesos e ainda vai evitar problemas com umidade, que são tão comuns em casa escuras. 

Umidade

Os cômodos que acabam sempre ocasionando mofo e bolor são aqueles que possuem umidade por consequência, como o banheiro e a cozinha - considerando as residências tradicionais. Evite que as portas do banheiro, por exemplo, fiquem voltadas para a sala ou que as portas da cozinha fiquem na direção dos quartos. Além da umidade, nesses cômodos há o problema de odores, que podem tirar o conforto da casa. 

Ventilação

Citamos que a luz solar é ótima para evitar problemas com o mofo ao longo dos anos, mas se aproveitarmos também a ventilação natural externa, lidar com deteriorações desse tipo se tornará bastante fácil. Além disso, projetar os ambientes para explorar ao máximo o que a natureza oferece proporciona mais conforto, sustentabilidade e, automaticamente, mais economia.

Ainda falando sobre sustentabilidade em casa, é importante fazer o projeto sempre pensando em como oferecer soluções inteligentes para aproveitar cada vez mais o que a natureza nos dá de graça. Pensar com carinho na escolha das calhas da sua casa, por exemplo, pode ajudar a aproveitar a água da chuva para cuidar do jardim e a garagem, como sugere a revista Casa e Jardim. Está vendo como o planejamento ajuda a economizar antes, durante e depois da sua casa pronta? Por isso, tenha muito carinho nessa etapa. 

Você pode gostar: Financiamento para construção: não compre sua casa antes de ler isso!

2. Casa com área de lazer ou sem? 

Quando se pensa em descrever o lar ideal, muitos sempre incluem uma casa com área de lazer, normalmente com churrasqueira, por exemplo. Nada de errado nisso, a questão é que na hora de comprar o terreno muita gente não leva alguns objetivos em consideração. 

Ao comprar um terreno é preciso projetar se tudo o que você planeja vai ser possível no espaço. Colocar uma piscina não é uma tarefa tão simples, especialmente se o objetivo é ter uma casa térrea de muitos metros quadrados em um terreno pequeno. Outro ponto é que talvez o seu objetivo seja ter uma casa pequena, apenas com o necessário e uma área de lazer mais robusta. Nesse caso, comprar terreno maior (o que costuma ser mais caro) pode representar perda de dinheiro. 

Por isso, é importante pensar muito em como você espera que a sua casa seja antes mesmo de investir em um terreno. Ou seja: decida a planta e já desenhe a casa com área de lazer caso isso seja importante para você. 

3. Compare os materiais: o barato nem sempre é o melhor

É natural querer economizar na hora de comprar os materiais da casa, afinal, pensamos: “Quanto mais economizar, mais conseguirei comprar tudo aquilo que quero para a minha casa”, certo? Errado! 

Muitas economias saem caro no final e você acaba precisando investir mais de uma vez. Investir um pouco mais em materiais de melhor qualidade aumenta o tempo de vida útil até as próximas reformas. Essa dica também vai para os compradores viciados em e-commerce: tenha muita consciência do produto que você está pedindo, pois existe muita manipulação de imagem e é fácil ser enganado. 

Gostou desse conteúdo? Então cadastre-se em nossa newsletter para receber informações como essa. Não deixe de conhecer um dos nossos projetos mais surpreendentes em sustentabilidade e segurança: Residencial Flor D’Aldeia