Na hora da construção, empreendimento saudável ou sustentável?
Existe diferença sim, saiba quais são!
A sustentabilidade está presente em praticamente todos os empreendimentos imobiliários, seja por legislações ou a procura por economia. Por outro lado, o empreendimento saudável não é tão usado, mas garante bem-estar aos moradores. O empreendimento saudável e sustentável é diferente um do outro, mas se complementam.
- Empreendimento Sustentável: Constituem três pilares o econômico, social e ambiental.
- Empreendimento Saudável: Avaliam situações relacionados à saúde, como a salubridade, iluminação natural e ventilação, garantindo uma ótima qualidade de vida.
A construção com ventilação cruzada, gera economia de energia por diminuir a necessidade de ar-condicionado (sustentável), por outro lado, uma ventilação boa evita mofo e outras questões voltadas para a saúde (saudável).
Hoje em dia existe um selo saudável para empreendimentos sustentáveis, o selo HBC- Healthy Building Certificate (certificado de construção saudável) que avaliam se o edifício é saudável, que podem ser adquirido se seguidos os padrões exigidos.
Vale ressaltar que as famílias passam mais de 90% de seu tempo dentro de imóveis, possuindo um grande impacto para a saúde. Por isso, é necessário viver em um ambiente saudável.