Sobrados e tudo o que você precisa saber sobre sua construção!
Uma dúvida relativamente comum para aqueles que vão começar a construir: Térrea ou sobrado?
Por isso, veja abaixo as vantagens e desvantagens em nossa matéria para tirar suas dúvidas e te ajudar a escolher o projeto certo para você!
VANTAGENS:
-Imponentes:
Não dá para negar que o tamanho e faixada alta deixam o imóvel mais imponente e destacado das casas térreas, e isso se dá tanto pelo tamanho, quanto pelas inúmeras possibilidades arquitetônicas que o sobrado permite.
-Mais valorizado:
Por serem mais “destacados” e visualmente imponentes, normalmente possuem uma maior valorização no mercado, mas obvio que isso irá depender do padrão empregado na sua construção.
-Espaço otimizado:
Por ser mais vertical, normalmente se aproveita melhor o terreno, deixando uma área mais ampla para aqueles que preferem quintais amplos e áreas de lazer maiores.
-Vista privilegiada:
Na maioria das vezes, ter a janela ou sacada no 2º andar do imóvel vai lhe permitir uma vista mais ampla, agradável e com visual da cidade ou campo a perder de vista. Atente-se para os lados de nascer e por do sol, este detalhe fará toda a diferença no espetáculo!
-Privacidade:
Com a possibilidade de separar a área social dos quartos, o sobrado permite uma privacidade maior.
DESVANTAGENS:
-Acesso:
Escadas podem gerar algumas complicações que precisam ser levadas em conta: Acesso para idosos, crianças e deficientes pode ser mais difícil, e até mesmo levar uma caixa ou mala para o 2º andar pode ser uma problema.
-Manutenção:
É proporcional. Quanto maior, mais alto e mais complexa for a construção, mais difícil e cara será a manutenção.
-Segurança:
Sacadas, janelas e escadas normalmente precisarão ser adequadas com telas de proteção, corrimãos e pisos antiderrapantes para evitar acidentes.
-Custo maior na hora de construir:
O custo (mão de obra + material) de um sobrado na média é maior, mesmo quando comparado com construções me terremos mais amplos, para acomodar uma casa térrea. Vale lembra que o terreno maior pode ser parcelado em muitas vezes, enquanto a mão de obra e materiais na maioria das vezes precisam ser pagos em curtos prazos.
← Voltar para Notícias