Como reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário

Para facilitar a compra de um imóvel, muitas pessoas optam pelo financiamento imobiliário. A prática é ótima para quem não tem o valor completo do imóvel, mas pode fazer com que o valor final fique maior do que o esperado, por conta das taxas de juros das parcelas. Mas você sabia que existe uma forma de reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário? Sim, existe e é sobre isso que vamos falar nesta matéria. 


Financiamento imobiliário com juros baixos, desde o começo

Antes de conhecer como reduzir a taxa de juros do financiamento imobiliário, é preciso saber que se você ainda não comprou o imóvel e não assinou o contrato de financiamento, pode ser que consiga realizar um financiamento imobiliário com juros menores desde o início. Utilizar o FGTS, ter um Score alto na avaliação do SERASA e reduzir o número de parcelas são algumas dicas.

Veja mais em: Vai comprar um terreno? Confira 5 dicas para pagar menos juros no financiamento.

 

Redução do financiamento imobiliário via portabilidade

Mas se você já iniciou o financiamento imobiliário antes de ler essas dicas ou não possui os pré-requisitos descritos, como FGTS e Score do SERASA, para ter uma taxa de juros menor, não desanime. Sua segunda chance pode estar na Lei Federal nº 27.703 de 8 de agosto de 2012, que permite realizar a portabilidade do financiamento para outro banco. 

Com essa carta na manga, o mais indicado é conversar com o banco onde você realizou o financiamento imobiliário para renegociar as taxas, pois é possível que você tenha fechado contrato em um momento em que a SELIC estava alta e então consiga alterar os juros para as taxas atuais, possivelmente menores.

Leia também: Financiamento para construção: não compre sua casa antes de ler isso!

Caso não consiga, você pode tentar pedir a portabilidade para uma instituição financeira que lhe ofereça um financiamento imobiliário menor. Para isso, é preciso ter em mãos algumas informações, como número de contrato, saldo devedor, demonstrativo da evolução do saldo devedor, taxa de juros anual, nominal e efetiva, sistema de pagamento, valor de cada prestação contendo o valor principal e encargos, além da data do vencimento da última prestação.

Aproveite o momento para reduzir seu financiamento imobiliário


Seja pela portabilidade ou para comprar um novo imóvel, aproveitar a baixa histórica da Taxa Selic é um grande negócio. Este é o momento para fazer um financiamento imobiliário com um valor mais baixo, que pode trazer grande economia no valor final. 

Quer aproveitar o momento para investir em terreno? Conheça Flor D'Aldeia Mogi Mirim.