Projetos de casas baratas: 5 ideias para construir a sua gastando pouco

Construir sua própria casa é um grande sonho que muitas vezes acaba esbarrando nos gastos da obra. Pensando nisso, trouxemos para você a matéria ‘Projetos de casas baratas: 5 ideias para construir a sua gastando pouco’. Aqui você vai conhecer diferentes tipos de casas econômicas para construir, dentro ou fora de um condomínio residencial. 

Veja também: Dicas de custo para a sua obra.

Vale lembrar que, com paciência e planejamento correto, construir sua própria casa tende a sair muito mais barato do que comprar uma já pronta. E com estas dicas ficará ainda mais fácil ter a casa do seu jeitinho. Então, antes de comprar um terreno, veja como ter uma construção barata e moderna. 


1 - Casa de madeira

Presente na maioria das listas com projetos de casas baratas, as casas de madeira são uma opção fácil de construir e flexível para determinadas necessidades. Esse tipo de residência está entre as casas mais econômicas para construir, não pelo preço do material em si, pois a madeira costuma ser cara, mas seu uso torna a construção barata e moderna, uma vez que reduz custos com isolamento, revestimento e acabamento.  

2 - Casa container 

Uma opção relativamente nova no Brasil e queridinha de quem tem um estilo de vida sustentável, a casa container tem como ponto positivo a agilidade de construção e a estética diferenciada. Ela está na nossa lista de projetos de casas baratas, pois custa muito menos que as casas convencionais e ainda tem o fator mobilidade. É isso mesmo! Caso você queira se mudar, pode levar a sua casa container para o novo terreno. 

Mas a empresa especialista Miranda Container lembra que essas casas também têm suas obrigações. É preciso verificar a legislação da sua cidade para esse tipo de habitação, ter os documentos corretos e, além disso, ter um projeto com os devidos revestimentos e acabamentos, para garantir o seu conforto.

3 - Loft 

Ainda falando de construção barata e moderna, os lofts são casas econômicas para construir. Se você acha que eles estão na nossa lista de projetos de casas baratas pela ausência de algumas paredes, acertou em cheio. Além disso, um projeto que prevê mais ventilação e grande entrada de iluminação natural deixa o lar mais aconchegante e a conta de energia elétrica mais suave também. 

4 - Casa térrea 

Depois de alguns modelos diferentões, chegamos a um imóvel muito mais comum de se ver pela cidade ou em um condomínio residencial. A casa térrea (ou casa de um andar) também está na nossa lista de projetos de casas baratas, pois sai muito mais em conta do que um sobrado, desde o início do projeto. Nessa obra os cálculos são mais simples e, mesmo assim, é possível criar um lar aconchegante e moderno, integrando todos os ambientes em um único andar e economizando em materiais, dinheiro e tempo. 

Se ter um sobrado é o seu sonho, leia: Sobrados e tudo o que você precisa saber sobre sua construção

5 - Localização

Esta dica não é necessariamente sobre a construção e si, mas onde ela vai acontecer: o local do terreno pode baratear o valor final da sua casa. O lote em um bairro ou condomínio residencial fora dos grandes centros costuma ter o valor do m2 mais baixo, e com essa economia você pode soltar a mão na construção da sua casa, ousando no projeto, sem estourar o orçamento. Um bom exemplo é o Residencial Flor D'Aldeia Mogi Mirim, fora do centro e com fácil acesso às principais conveniências do dia a dia.