COVID-19: 5 dicas para o corretor de imóveis durante a quarentena

A Covid-19 tem causado preocupação em muitas áreas. Pensando nisso, trouxemos 5 dicas para o corretor de imóveis durante a quarentena. Ideias valiosas, que vão ajudar você a superar as dificuldades causadas pelo coronavírus e, com isso, realizar negócios de sucesso, mesmo durante o período de isolamento social. 

 

Como o corretor de imóveis deve agir na quarentena de Covid-19?

 

A Covid-19, doença causada pelo coronavírus (SARS-CoV-2), tem feito com que regiões do mundo inteiro, inclusive o Brasil, adotem ações para preservar a saúde e a vida. Mas isso tem refletido também nas profissões, que estão buscando alternativas no dia a dia, como o uso da tecnologia e o home office, para vencer os desafios. 



1. Monte um bom ambiente de trabalho em casa.

Para falar sobre como trabalhar na quarentena, nada melhor que começar construindo o ambiente para o home office. Primeiramente, é preciso manter algumas rotinas que você tinha quando ia para a empresa, como: acordar cedo, tomar um banho, se arrumar, tomar café da manhã e ter definido o horário de expediente, inclusive respeitando a pausa para o almoço. 

Além disso, você precisa de uma estrutura que te permita realizar seu trabalho, com uma sala ou qualquer espaço onde possa se manter focado e sem distrações. Para o corretor de imóveis é fundamental ter um telefone exclusivo para atender clientes, assim como um computador e uma internet de qualidade. Com isso e um pouco de capricho estético, você consegue montar um ambiente de trabalho aconchegante, aí mesmo na sua casa.

Leia mais sobre ambientes em: DICAS PARA DEIXAR SUA CASA MAIS ACONCHEGANTE NESTE INVERNO! 



 

2. Mesmo longe, mantenha-se próximo dos seus clientes.

Como já comentamos, a Covid-19 tem nos forçado a ficar em casa, isolados uns dos outros. Neste momento, muitos corretores de imóveis cometem o erro de se afastar 100% e acabam esfriando o relacionamento que vinha sendo construído. Mas estar em quarentena não quer dizer que você deve cancelar todo e qualquer contato com seus clientes, afinal de contas, existem outros meios para se comunicar, mesmo que não seja presencialmente (assunto que vamos tratar melhor no próximo tópico). 

É neste momento de insegurança e incertezas que seu cliente mais precisa de você. Já que ele não pode visitar o imóvel no qual está interessado, aproveite para informá-lo sobre as novidades, converse para descobrir mais e o que ele realmente precisa, tire dúvidas, tranquilize, mostre as possíveis condições de pagamento e deixe-o tranquilo para fechar   negócio no melhor momento. Essa é uma ótima oportunidade para se reaproximar também daqueles que ainda não te responderam. Mas lembre-se: mais que um vendedor, é hora de ser um verdadeiro parceiro.

3. Use e abuse da internet e novas tecnologias.

Conforme o spoiler do tópico anterior, a tecnologia tem sido uma ferramenta importante para o corretor de imóveis durante a quarentena causada pela Covid-19. A saída tem sido ligações, e-mails, mensagens via WhatsApp, além de reuniões por chamada de voz e/ou vídeo. Com ferramentas como o Zoom, Skype, Google Hangouts, Instagram, Facebook entre outras, você pode conversar com seus clientes, fazer lives para anunciar novos produtos, além de apresentar imóveis, até mesmo os decorados através de um tour virtual. 

Outra boa dica é criar conteúdos de texto, imagem ou vídeo para enviar aos clientes. Mas lembre-se: as redes sociais não são classificados de jornal, por isso é preciso criar um conteúdo de qualidade que ganhe a atenção e faça seu cliente se interessar pelo produto. Quer mais ferramentas para salvar o seu home office? O Pequenas Empresas & Grandes Negócios montou uma lista na qual você encontra até mesmo um app de assinaturas digitais para que seus clientes assinem contratos, sem sair de casa. 



 

4. Faça cursos na sua área e adquira conhecimentos diversos.

Apesar da preocupação com o coronavírus, a quarentena pode ajudar você a se desenvolver. Um bom corretor de imóveis deve se atualizar, e trabalhando em casa ele pode converter o tempo do trânsito em aprendizado. Leia livros, busque informações sobre o mercado imobiliário e áreas que influenciam o segmento, veja videoaulas e aproveite os cursos online grátis, disponíveis em vários sites durante a pandemia de Covid-19. Se você chegou até aqui é porque está no caminho certo, pois esta matéria foi feita para ajudar você a se desenvolver. 

Veja outras dicas sobre o mercado imobiliário da Toekan Empreendimentos

Mas além de aumentar o conhecimento sobre sua área, você também pode aprender sobre vários outros segmentos, sem sair de casa. O Canal Futura disponibilizou uma lista que traz 11 sites com cursos online gratuitos para fazer no período de isolamento social. Nela, você encontra aulas de tecnologia, administração, empreendedorismo, artes e muitas outras oportunidades para você sair desta quarentena com um novo certificado na parede. 


5. Fique de olho nas tendências de mercado e nos investidores.

Diante de tantas incertezas trazidas pela Covid-19, de uma coisa não temos dúvida: toda crise traz oportunidades. O consultor Guilherme Carnicelli, do Café Imobiliário, acredita que o coronavírus deixará uma cicatriz no mercado, resultando na valorização dos imóveis com mais espaço e localizados fora dos grandes centros comerciais, pois proporcionam mais conforto e privacidade para as famílias. Um bom exemplo disso é o Loteamento Residencial Flor D’Aldeia Mogi Mirim, que fica fora do centro urbano, mas tem fácil acesso às comodidades da cidade.

Interessado em imóveis fora dos centros urbanos? Conheça o Flor D’Aldeia Mogi Mirim

Outro aspecto importante é o bolso. Com a queda da bolsa de valores, os imóveis voltam a se destacar como investimento, pois dificilmente perdem valor e, com isso, seu dono não perde dinheiro. Essa segurança faz a busca aumentar, e o corretor de imóveis que souber aproveitar isso vai ter sucesso. O especialista em mercado imobiliário, Rafael Scodelario, recomenda que o corretor domine os seguintes assuntos: economia global, financiamento, normativos dos bancos, rentabilidade de fundos de investimentos e mercado financeiro atual.