Mudar de casa: qual é o momento certo?

Hoje em dia é muito fácil encontrar programas de TV que abordam o tema reforma ou troca de residência. Mas quando o assunto é mudar de casa, qual será o momento certo? Para ajudá-lo a responder esta pergunta, separamos alguns motivos que fazem as pessoas tomarem tal decisão. Confira abaixo e avalie se chegou o momento de escrever suas histórias em um novo cenário.

Falando em TV, veja as 10 melhores séries Netflix sobre jardinagem, arquitetura e decoração.


1 - Sair do aluguel

É muito comum que a primeira casa de alguém, solteiro ou recém-casado, seja por meio de aluguel. Há também aqueles que façam essa escolha por achar que compensa mais financeiramente. Mas quando as condições da família melhoram ou o aluguel passa a não compensar tanto, mudar de casa e ter um imóvel próprio vira uma boa opção. No final de 2019, o InfoMoney explicou as vantagens de cada modalidade e a compra do imóvel se mostrou mais vantajosa. Se esse é o seu desejo, aproveite o momento.       

2 - Mudar o perfil de imóvel 

Situações como as do primeiro item levam as pessoas a optarem por apartamentos ou casas pequenas em regiões centrais, para ter praticidade. Mas com o tempo, as prioridades mudam e esses imóveis deixam de ser atraentes para a qualidade de vida. É aí que a pessoa começa a pensar em mudar de casa, saindo do apartamento ou deixando a região central para viver em uma casa maior ou em um endereço mais tranquilo, mesmo que afastado. 

 

Procurando loteamento de terrenos? Conheça o Residencial Flor D'Aldeia.


Essa é uma característica que vemos em loteamento de terrenos, como o Residencial Flor D'Aldeia. Segundo a Revista Casa & Jardim, a mudança para um imóvel como esse teve aumento durante a quarentena, por proporciona mais espaço, liberdade, lazer, segurança e bem-estar, se comparado com os primeiros imóveis citados neste item.  

3 - A família cresceu 

E, muitas vezes, sair do aluguel e mudar o perfil do imóvel são decisões que estão atreladas ao tema deste item. Quando a família cresce, seja por um casamento ou nascimento de um filho, mudar de casa é quase que inevitável. Muitas pessoas buscam imóveis com mais quartos, e outras vão atrás de um loteamento de terrenos para conseguir um quintal mais espaçoso. Tudo pensando num lar que proporcione um crescimento saudável para os filhos. 

4 - Localização e segurança

Em alguns casos, como comentamos no item 2, a localização deixa de ser interessante por uma porção de motivos: o novo emprego e/ou a escola das crianças ficam longe, sua família mora em outras regiões, a falta de segurança do bairro (que também pode desvalorizar o imóvel) ou o excesso de barulho. Esses são só alguns motivos que fazem uma família procurar um endereço melhor e mudar de casa. Se a casa é boa, mas a localização já não te dá mais segurança, conforto e praticidade, pode ser que chegou a hora de se mudar.

 

5 - Ser feliz

 

Se juntarmos todas as dicas desta matéria, o resultado será: felicidade. É claro que, para definir qual é o momento certo para mudar de casa, os motivos racionais são importantes, mas os emocionais também contam muito. O lar é um lugar para descansar, relaxar, se sentir seguro e confortável. Se isso não está acontecendo onde você vive atualmente, está na hora de avaliar uma mudança e encontrar um novo lugar para se sentir realmente em casa.  

Leia também: 

Dicas para deixar sua casa mais aconchegante neste inverno.