Vai comprar um terreno? Confira 5 dicas para pagar menos juros no financiamento

Você sabe como pagar menos juros no financiamento ao comprar um terreno? É comum que as pessoas, ao fazerem um financiamento residencial, optem por parcelar o imóvel por 20 ou 30 anos. Essa é uma forma de baratear o valor das parcelas, mas no final o montante pago em juros pode mostrar que o imóvel acabou saindo mais caro do que o esperado. Continue lendo e conheça nossas dicas para ajudar você nessa decisão.

 

Então, como pagar menos juros no financiamento?

Para começar, você precisa analisar o seu orçamento disponível para pagar as parcelas de um financiamento de terreno, por exemplo. É importante saber: o ideal é que esse valor nunca ultrapasse 30% da sua renda mensal. Tendo isso em mente, leia nossas 5 dicas para você ter mais conhecimento e segurança ao fazer um financiamento residencial, seja para comprar terreno, casa ou apartamento na planta.

 

Leia conteúdo semelhante: Financiamento para construção: não compre sua casa antes de ler isso!

 

1. Consulte o valor do seu FGTS.

Se você está pensando em comprar um terreno, é possível investir no financiamento usando o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para diminuir o valor das prestações dos doze primeiros meses consecutivos. A Caixa Econômica Federal também oferece o Sistema Financeiro da Habitação (SFH) para quem deseja pagar menos juros. Essa é uma opção restrita para financiamento residencial com o banco em questão, estando, portanto, sujeito a outras taxas e correções.

2. Saiba o seu score de crédito.

Para conseguir um financiamento residencial, um dos dados a serem analisados é o score de quem quer contratar uma linha de crédito para comprar um terreno ou outro imóvel na planta. O score é uma pontuação relacionada ao histórico de crédito vinculada ao seu CPF. Esse dado é fornecido pelo Serasa e você pode consultar o seu no site.

Você também pode gostar: Por que investir em imóveis?

Não há uma pontuação ideal para conseguir um financiamento residencial, e mesmo que esse dado não faça você pagar menos juros na linha crédito, é importante consultar essa informação para saber as restrições ou possibilidades associadas ao seu nome.

3. Reduzir o número de parcelas.

Depois de definir seu orçamento, é importante estipular o número de parcelas do seu financiamento junto ao banco, empreendedora ou instituição financeira ideal para você. Quanto menor for o número de parcelas, você irá pagar menos juros ao longo do tempo, porém, o valor mensal pode aumentar. Por isso, é importante saber o seu orçamento para definir se é melhor optar pela redução do prazo ou redução do valor das parcelas.

Mas se mesmo assim não for possível reduzir o número das parcelas do seu financiamento imobiliário, você pode aproveitar benefícios ao longo do ano, como usar o décimo terceiro salário para adiantar parcelas ou o FGTS para abater o valor total do imóvel. Ao adiantar parcelas, você deixa de pagar encargos e taxas administrativas referentes aos meses a serem antecipados e, portanto, acaba reduzindo o valor pago para a instituição financeira.

4. Conhecer as condições dos bancos.

Consultar mais de um banco antes de fazer o seu financiamento residencial é fundamental, pois as condições e taxas podem variar bastante de um para outro. Se a sua intenção é pagar menos juros, ter conhecimento sobre essas informações pode ajudar você na negociação. É importante saber também a diferença entre SFH (Sistema Financeiro de Habitação), SFI (Sistema de Financiamento Imobiliário) e CH (Carteira Hipotecária), assim você saberá qual linha de crédito se aplica ao seu perfil, de acordo com a sua renda ou o valor do imóvel que será adquirido.

5. Conhecer as condições da construtora.

Outra alternativa para pagar menos juros e taxas são os financiamentos imobiliários direto com a construtora ou empreendedora. Com as diversas opções disponíveis, você pode optar tanto por financiamento de imóvel na planta como por financiamento de terreno. No segundo caso, nós da Toekan, oferecemos as condições ideais para quem procura comprar terreno em um loteamento fechado.

Quer saber mais sobre nossas propostas? Conheça um de nossos empreendimentos com condições exclusivas de financiamento de terreno.