Horta em casa: como montar a sua.

Durante a quarentena, um dos temas mais buscados pelas pessoas é "Horta em casa: como montar a sua". O momento em que vivemos tem feito com que as pessoas fiquem mais em casa e desfrutem do seu ambiente com suas famílias. Isso também tem aumentado o contato com a natureza e a prática do conceito "Do It Yourself", ou faça você mesmo. 

Leia também As 10 melhores séries sobre jardinagem, arquitetura e decoração

No universo de coisas que as pessoas têm criado, a horta em casa se destaca. Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como montar a sua, promovendo uma atividade divertida em família, trazendo mais saúde para todos e, de quebra, criando um lindo espaço decorativo para o seu lar. Confira e monte sua horta em casa.   
 

1 - Escolha um local com luz para a sua horta em casa.

É claro que terrenos com quintal são melhores para montar uma horta em casa, mas com jeitinho e carinho, imóveis menores, como apartamentos, também podem ter a sua horta. Para isso, certifique-se de que haja espaço com iluminação natural, pois as hortaliças necessitam receber luz do sol direta por, pelo menos, 5 horas. 

Que tal combinar a horta com outro espaço? Leia Varanda gourmet: 5 dicas para fazer a sua.

Essa exposição das plantas pode ocorrer no período da manhã ou da tarde, mas nunca à sombra, luz indireta ou iluminação artificial, pois a luz do sol direta é indispensável para que elas sobrevivam. Agora é só buscar um lugar iluminado e arejado para começar a montar sua horta em casa.

 

2 - O que plantar na sua horta em casa?


A escolha do que será plantado na sua horta em casa, vai depender muito do espaço que você escolheu e também da finalidade que você dará para as plantas, podendo ser decorativa, aromatizante e, é claro, gastronômica. 

Descubra mais razões em 10 bons motivos para você ter mais plantas em casa.

A variedade de verduras, vegetais, ervas e temperos é muito grande. A lista de opções para montar a sua horta em casa, inclui, hortelã, salsinha, cebolinha, alecrim, manjericão, alface, couve, brócolis, espinafre, agrião, repolho, tomatinho cereja, cenoura, beterraba, rabanete, morango, abóbora, abobrinha, pepino e batata.
 

3 - Prepare o solo da sua horta em casa. 

Depois de ter escolhido o melhor local e o que vai plantar na sua horta em casa, é preciso preparar um solo rico em nutrientes e matéria orgânica para que as plantas cresçam com saúde, produzindo hortaliças de qualidade. Para quem quer praticidade, existem alternativas de terras já preparadas, vendidas em lojas especializadas.

Agora, se você quer levar a sua horta em casa ao conceito máximo de "Faça você mesmo", a especialista em hortas, Renata Bonazzi, do Horta Zen, dá boas dicas para preparar o solo, destacando a leveza, a retenção de umidade e os nutrientes. Bonazzi utiliza três componentes, para criar o solo ideal para uma horta em casa: terra preta, vermiculita e matéria orgânica.
 

4 - Sua horta em casa precisa de uma boa irrigação. 

Você deve saber o quanto a irrigação é importante para o sucesso da sua horta em casa, mas ao contrário do que muitos pensam, encher as plantas de água nem sempre é uma boa ideia, pois o excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes. Nas hortas plantadas em recipientes, o ideal é regar a terra de modo que a água não escorra para fora do vaso, pois além de encharcar a terra, pode levar os nutrientes embora.

Saiba mais em Horta em casa: 5 passos para seguir e 5 para evitar  


A quantidade ideal de água vai depender do tipo de planta e do local em que ela foi plantada, já que hortas em vasos tendem a secar muito mais rápido do que as hortas em canteiros. Especialistas sugerem regar as plantas diariamente ou a cada dois dias, mas vale observar o aspecto das folhas, se estão secas ou amareladas, o que sugere a necessidade de água.

Você também pode colocar o dedo ou um palito na terra, para verificar se ela ainda está úmida, caso contrário, regue o local. Para aqueles que têm sua horta em casa, em vasos, não se esqueça de fazer furos na parte de baixo para que a água escoe, evitando encharcar a terra.
 

5 - A horta em casa também precisa de adubo.

Nos tópicos anteriores já vimos que os nutrientes são importantes para uma horta em casa. E, para mantê-los presentes após o plantio, é necessário realizar adubações complementares a cada 15 dias depois que as plantas começarem a crescer. A adubação também deve ser realizada toda vez que você fizer uma colheita, antes do solo receber um novo plantio.

Aprenda os 4 passos para fazer adubo com lixo orgânico em casa

O adubo pode ser feito com compostos orgânicos, esterco de galinha ou gado, húmus, sulfato de amônio ou adubos químicos. Isso vai depender muito das suas condições de encontrar o adubo e do espaço para plantar. E lembre-se, quanto maior for a veracidade dos adubos orgânicos, melhor será para a sua saúde e para a saúde da sua horta em casa.
 

6 - A hora da colheita da horta em casa

O momento mais aguardado do plantio da sua horta em casa, provavelmente é a colheita. Deixamos esse item para o final porque ele é influenciado por todos os outros pontos. A colheita depende da espécie de hortaliça que você decidiu cultivar, da época do ano, da qualidade do solo, dos nutriente, da irrigação e de eventuais pragas ou doenças.

Dúvidas sobre colheita? Aprenda a colher da sua horta em casa

Caso você tenha optado por comprar as sementes, é possível que a embalagem informe a previsão de colheita, mas a planta não precisa estar nos seu desenvolvimento máximo para ser colhida. Colher antes do previsto pode até proporcionar alguns benefícios, como o incentivo para que a planta cresça mais e a liberação de espaço para o crescimentos das plantas vizinhas.
 

7 - Busque bons terrenos para sua horta em casa.

É claro que terrenos maiores proporcionam mais facilidade e melhor resultado para a sua horta em casa. A pandemia aumentou em até 52% o número de procura por casas com terrenos maiores, como é o caso do Flor D'Aldeia Mogi Mirim, que possui terrenos a partir de 300 m2. É claro que, além do espaço, liberdade e saúde proporcionados por esse tipo de imóvel, o valor mais baixo de juros da história do país, tem animado as famílias a migrarem para um estilo de vida que prioriza o bem estar. Se um lugar assim é bom para as pessoas, imagine para a plantinhas. Este é o cenário perfeito para uma horta em casa.