Varanda Gourmet: 5 dicas para fazer a sua

As varandas deixaram de ser apenas um espaço para plantas, vasos e cadeiras. Hoje, varanda gourmet é quase uma unanimidade, seja para apartamento, casas em condomínio fechado ou até mesmo bairros abertos. E para que você possa criar no seu lar uma varanda gourmet com muito conforto para receber visitas ou relaxar com a família, nós montamos o guia Varanda Gourmet: 5 dicas para fazer a sua. 

Se ainda não construiu, leia também: Construção de Casa: dicas para ter o lar ideal.

Esses ambientes são caracterizados pela presença de churrasqueiras, pias e, em alguns casos, até forno para fazer pizza. A montagem depende da personalidade e do gosto dos moradores. O essencial é que o ambiente fique aconchegante e transborde alegria. Confira esta lista infalível abaixo e deixe esse cantinho da casa ainda mais especial.


1 - Praticidade e funcionalidade

A varanda gourmet deve ser montada de forma a facilitar o preparo das refeições, por isso, além da churrasqueira, já comentada, é bom que se tenha uma geladeira ou freezer no local. Muitas casas e alguns apartamento têm a varanda gourmet integrada à cozinha, facilitando o transporte e manuseio dos alimentos. Além disso, é preciso prever armários e bancadas para utensílios, como pratos, panelas, copos e talheres.    

2 - Qualidade e durabilidade 

Mesmo a varanda gourmet sendo um local coberto, é possível que a mobília e demais materiais utilizados no local sejam afetados pela luz do sol, vento e até mesmo chuva. Por isso, investir em materiais para áreas externas, como madeira revestida, mármore, inox e alumínio, é o mais indicado, principalmente para casas em bairros abertos ou em condomínio fechado. Outra dica é evitar estofados de tecido, pois além de sujarem com mais facilidade, eles também pegam o cheiro da fumaça da churrasqueira. 

3 - Cuidado com a fumaça 

Já que tocamos nesse assunto no último item, vale lembrar que aquele cheirinho gostoso de churrasco não pode virar um desagradável incômodo na sua varanda gourmet, não é mesmo? Certifique-se de que sua churrasqueira está colocada em um lugar com fácil saída de ar ou se tem uma chaminé eficiente. Em terrenos espaçosos, como no Condomínio Flor D'Aldeia, fica fácil resolver essa questão, mas caso more em um apartamento e não possua uma saída, o ideal é instalar um exaustor. O blog Meu Lugar, do Quinto Andar, aconselha avaliar qual é a churrasqueira certa para o seu imóvel, garantindo assim um churrasco sem fumaça.

4 - Decoração e conforto 

A decoração da varanda gourmet é essencial para garantir o bem-estar de quem a utiliza, seja em apartamentos ou em casas em condomínio fechado ou bairros abertos. Se o tamanho permitir, invista em mesas, bancadas e cadeiras para reunir as pessoas de forma confortável. Para as paredes, azulejos e pastilhas dão um charme especial e facilitam a limpeza. E até os utensílios podem te ajudar: pendurar panelas, tábuas e talheres decora o ambiente e traz praticidade na hora de pegar esses materiais. 

Quer dicas para decorar a casa? Veja: 10 melhores séries Netflix sobre jardinagem, arquitetura e decoração.

5 - Utilize plantas e dê vida ao local

No Condomínio Flor D'Aldeia Mogi Mirim, as casas estarão cercadas de muito verde e a decoração com plantas é uma ótima ideia também para a sua varanda gourmet. Verifique as que se comportam bem com o ambiente, avaliando entrada de luz, tamanho e necessidade de manutenção. Para alguns locais, árvores de pequeno porte, em vasos, dão um resultado espetacular. Além disso, você pode aproveitar que está em um espaço de refeições e cultivar uma pequena horta com frutas ou temperos, para utilizar em suas receitas.