O que é uma empresa de empreendimentos imobiliários?

Se você chegou até esta página, é bem provável que esteja procurando um empreendimento imobiliário ou algo relacionado a esta área. Mas você sabe o que é uma empresa de empreendimento imobiliário? Se a resposta é não, você está no lugar certo. Primeiramente por que esta matéria tem o objetivo de sanar essa dúvida e, também, por que ela será esclarecida justamente por uma empresa de empreendimentos imobiliários. Boa leitura.

Entenda também O que é crédito imobiliário e suas regras durante a quarentena.

A Toekan Empreendimentos Imobiliários é, como o nome já diz, uma empresa de empreendimentos imobiliários, mas muitas pessoas, quando iniciam a busca por um imóvel, ainda não sabem identificar quais tipo de responsabilidades essa empresa tem. Aqui, vamos tentar dirimir essa sua dúvida e apresentar outros tipos de empresas desse universo e que fazem parte do processo de criação, construção e venda de um empreendimento imobiliário.


O que é empreendimento imobiliário?

Segundo o Instituto Ambiental do Paraná, entende-se por empreendimentos imobiliários, o parcelamento do solo urbano para habitação, indústria ou comércio, implantação de conjuntos habitacionais, construção ou obras civis, implantação de cemitérios e a implantação de empreendimentos de lazer (campings, clubes, entre outros).


Quer viver em um loteamento residencial? Conheça o Flor D'Aldeia Mogi Mirim.

Para ser mais claro e tratar mais especificamente da área residencial, empreendimento imobiliário são os loteamentos, condomínios, casas e prédios construídos e comercializados para se viver ou trabalhar. A partir daqui, é preciso entender quais são as empresas envolvidas em todo o processo de compra de terreno, construção e comercialização do empreendimento imobiliário.        

A incorporadora do empreendimento imobiliário.
 


A incorporadora do empreendimento imobiliário é a empresa que melhor responde à pergunta desta matéria. É ela quem identifica oportunidades de negócios, como um terreno disponível, por exemplo, realiza estudos de mercado e viabilidade para um possível projeto e adquire o terreno para dar vida ao empreendimento, articulando todo o negócio imobiliário.


De acordo com o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, a palavra "incorporação" para identificar essas empresas de empreendimento imobiliário está relacionada à atividade de formalizar o registro imobiliário do condomínio na matrícula mãe (matrícula do terreno), o que é feito no Oficial (cartório) de Registro de Imóveis competente.


Vai comprar um terreno? Confira 5 dicas para pagar menos juros no financiamento.

A incorporadora do empreendimento imobiliário também é responsável pela construção e comercialização do projeto, mesmo que não seja ela que o execute. Nesse caso, ela realiza a contratação de empresas terceirizadas especialistas nessas áreas. É aí que entram as construtoras e imobiliárias.


A construtora do empreendimento imobiliário. 

Quando você ouve falar de um empreendimento imobiliário, provavelmente é o nome da incorporadora que acaba conhecendo primeiro. Em alguns casos ela tem uma divisão de construção, mas, quando isso não acontece, a incorporadora contrata uma construtora especializada para tornar o empreendimento imobiliário se tornar uma realidade. 

Veja 3 vantagens de contratar uma construtora para a sua obra.

A construtora é responsável pela execução física do empreendimento imobiliário. É ela quem faz o projeto de engenharia, contrata a mão-de-obra, equipamentos, tecnologia construtiva e garante sua qualidade. Ela é responsável pela execução do projeto no prazo acordado e pela integridade do empreendimento imobiliário, dos trabalhadores e dos futuros moradores.

No caso de loteamentos, a construtora realiza as obras externas do empreendimento imobiliário, como ruas, terrenos, áreas de lazer, portarias e demais áreas comuns, e partes técnicas (estrutura para encanamento, eletricidade e monitoramento). Nesse caso, o comprador de um lote pode contratar uma construtora à parte para realizar a obra de sua casa.  

 

Vai construir sobrado? Veja tudo o que você precisa saber sobre sua construção


Conheça as empresas do seu empreendimento imobiliário. 


Agora que você já conhece as empresas responsáveis por um empreendimento imobiliário, fica muito mais fácil escolher seu terreno, casa ou apartamento. Como comentamos, é possível que o seu primeiro contato seja com a campanha publicitária ou o contato com uma imobiliária, mas não deixe de conhecer as outras empresas envolvidas. 

Verifique o histórico da incorporadora e saiba quem é a construtora. É sempre bom pesquisar os projetos já realizados antes de fechar qualquer acordo, verificar em quais cidades as empresas atuaram e se possuem documentação e autorização para prestar aquele tipo de serviço.

O Flor D'Aldeia Mogi Mirim é um bom exemplo disso, pois o empreendimento imobiliário já nasceu com o histórico de sucesso do Flor D'Aldeia Holambra, lançado anos atrás e já entregue aos moradores. Se informar sobre isso pode evitar dor de cabeça, garantir a sua tranquilidade e o sucesso na aquisição do tão sonhado empreendimento imobiliário. 


 

Profissionais parceiros para um empreendimento imobiliário. 


Já que o assunto é empresa de empreendimento imobiliário, não podemos deixar de falar daqueles parceiros que também fazem parte deste processo. Os arquitetos, decoradores e paisagistas ajudam as incorporadoras e construtoras a deixarem o projeto ainda melhor e mais bonito. 

Leia também: 10 melhores séries Netflix sobre jardinagem, arquitetura e decoração

Esses profissionais são responsáveis pela estética interna e externa do empreendimento imobiliário, tanto no planejamento da planta quanto no acabamento da fachada, jardins e itens que vão compor a casa. Eles podem lhe indicar a tinta mais adequada, materiais de qualidade e até onde adquirir os produtos. E caso você não tenha um desses profissionais, de sua confiança, a incorporadora pode lhe indicar.


Agora é hora de encontrar o seu empreendimento imobiliário.
 


Portanto, uma empresa de empreendimentos imobiliários é aquela que realiza todos os processos de um empreendimento imobiliário, da identificação de uma oportunidade, passando pela compra do terreno e planejamento do projeto, até a construção, divulgação e venda, seja de forma integral ou em parceria com empresas especializadas em cada fase do projeto. 

Esperamos que esta matéria tenha lhe ajudado a compreender melhor este amplo universo dos empreendimentos imobiliários e lhe ajude também a escolher as melhores empresas na hora de comprar ou construir o seu tão sonhado imóvel. Se você busca algo em Mogi Mirim, Holambra ou região, acesse o site da Toekan Empreendimento Imobiliários e conheça as melhores opções em loteamento residencial fechado.